terça-feira, 24 de novembro de 2015

DIÁRIO DE BIOLOGIA E AMANTES DA BIOLOGIA FALANDO DE SERPENTES!!

Das mais de 600 espécies descritas de serpentes venenosas (existem mais de 3500 espécies de amadas serpentes), somente cerca de 200 espécies causam problemas pra nós humanos, isso de acordo com a Organização Mundial de Saúde. E agora você irá conhecer as 10 que fazem até o Chuck Norris ter medo.

1- Víbora Serrilhada

1

Echis carinatus, que habita a Ásia  não tem o veneno mais tóxico da lista, mas é responsável por mais mortes anualmente do que todas as outras juntas. Ela é tão bonita que parece inofensiva, mas no fim é quase um serial killer. O motivo disso é que ela habita regiões povoadas, ao contrário das outras.

2- King Cobra ou simplesmente a Cobra Real

2

Essa criatura é o tubarão da terra. Temida, odiada, mortal, porém sempre tem um indiano querendo encantá-la, sim parece uma Naja, mas não é. A Cobra Real (Ophiophagus hannah) chega a 6 metros, oferece uma potente neurotoxina que é capaz de derrubar um elefante, talvez seja por isso que metade das pessoas picadas por ela também morrem e se você for picado por ela, dando sorte pode ficar no lado do final feliz. Pra deixar todos contentes, essa “cobrinha” odeia amizades, e sempre foge dos humanos, a não ser que seja confrontada. Bom, ai a pessoa pede pra se dar mal. Vive mais pro sudeste asiático.

3- Cobra Tigre

3

A grandiosa Notechis scutatus habita a Austrália e Tasmânia, simplesmente mata as presas ou os “sortudos” com uma mistura de tudo que as outras têm e mais um pouco. Ela simplesmente usa uma mistura de neurotoxinas, coagulantes, hemolisinas e miotoxinas. Ela tem uma picada super dolorosa, que quase leva  pessoa a desmaiar de tanta dor, fazendo na maioria das vezes esse individuo morrer em menos de 30 minutos.

4- Taipan do Interior

4

Esta belezinha Oxyuranus microlepidotus é muito conhecida como a serpente feroz (e é mesmo), seu veneno pode matar um ser humano em menos de uma hora. É uma das mais mortais da terra, seu veneno tem ação paralisante, além de provocar hemorragia em vasos sanguíneos e tecidos musculares. Então se vir uma dessas, é bom sair correndo antes que ela te pegue, e não mata-la não vai adiantar. Pra constar, essa espécie vive na Austrália.

5- Naja

5

As Najas tem fama de malvadas, mas não são só uma das espécies de Naja entra nessa lista, a “porquinha” da Cuspideira das Filipinas é a exceção. Ela cospe o veneno a até 3 metros de distância, uma neurotoxina que afeta a função cardíaca e respiratória, e pode atacar os nervos causando paralisia respiratória e morte em até 30 minutos.

6- Cobra da Morte

6

Acanthophis antarcticus é encontrada na Austrália e Nova Guiné e mete medo em todas as listadas aqui. Isso porque ela é caçadora e demoradora de outras cobras. Parece uma víbora mas não é, tem cabeça em formato triangular e corpo pequeno e achatado. Injeta entre 40 a 100 mg de veneno. Acha pouco? Ela pode causar a morte dentro de 6 horas, devido à insuficiência respiratória. A pequena, tem o ataque mais rápido do mundo das cobras e em menos de 1 segundo ela já te picou.

7- Krait malasiana

7

Bungarus caeruleus vive no sudeste da Ásia. Só para mostrar o que ela faz, tendo o soro antiveneno 50% dos “sortudos” morrem. Kraits caçam e matam outras serpentes, inclusive da mesma espécie. Só se divertem a noite, e são mais agressivas na escuridão (tipo o Capiroto, Freddy Krueger, Jason). Mas ao contrário, na claridade, elas se escondem de medo. O veneno neurotóxico tem só 16 vezes mais letalidade que a da Naja. Rapidamente ela vai te paralisar, causar tremedeira e morte (breve resumo do que acontece). Felizmente, picadas de Kraits são raras devido à sua natureza noturna. Mas se for picado, é bom ir rápido para o hospital!

8- Serpente do Mar Belcher

8

Esta é a cobra aquática mais venenosa do planeta. A mesma tem vários nomes mais comumente chamada de serpente do mar ou Hydrophis belcheri. Sua leve picada chega a ser 100 vezes mais mortal do que a de sua conterrânea da terra, a Taipan do interior. Felizmente, esta é nativa do Oceano Indico, sendo comumente encontrada no norte da Austrália, e raramente ou quase nunca foi responsável por ter picado humanos.

9- Cobra Marrom

9

Pseudonaja textilis também habita a Austrália. Ela está aqui no final da lista porque somente 0,002 g de veneno pode matar um adulto. Além de se mover na velocidade da mamba negra ela é agressiva. Conta-se histórias de que elas correram atrás de seus agressores, diferente das outras que fogem. Apesar de um veneno Neurotóxico Coagulante ela adora os humanos tendo 1/3 de suas picadas secas. Essa só vai te atacar se você a molestar, então senta e deixa ela ir embora, que nada te acontecerá.

10- Black Mamba ou Mamba Negra

10

Além de ser letal, a pequena é o Usain Bolt das serpentes, atingindo a velocidade de 5,5 metros por segundo. A cobra mais rápida do mundo é também uma das mais mortais. A mamba negra (Polylepis dendroaspis) tem a picada mais letal, matando a vitima em menos de 30 minutos. O veneno possui uma latência de menos de 2 minutos e aí já era!. Esta pequena Elapidae (parente das corais que têm aqui no Brasil) chega a 5 metros de cumprimento e é conhecida por usar suas presas, para “esfaquear” repetidamente aqueles infelizes que insistem em chegar perto ou têm o azar de serem agraciados com a picada. Sua picada dispara uma quantidade razoável de cerca de 20 ml de veneno neurotóxico.

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?