sábado, 31 de outubro de 2015

VITILIGO - VOCÊ SABE O QUE É ?

Sinônimos: falta de melanina

Vitiligo é uma doença cutânea que causa a perda gradativa da pigmentação da pele, geralmente com o surgimento de manchas em todo o corpo. É impossível prever a extensão da doença ou o quanto a pessoa perderá da cor da pele. Vitiligo pode afetar qualquer parte do corpo, até mesmo o cabelo, o interior da boca e os olhos.

Vitiligo pode afetar pessoas de todos os tipos de pele, mas costuma ser mais perceptível em pessoas com pele mais escura. A condição não é contagiosa e nem representa um risco para a vida de quem a possui, mas pode afetar seriamente a autoestima do paciente e pode ser uma espécie de gatilho para o surgimento de problemas psicológicos, como a depressão. Tratamento para vitiligo pode desacelerar a doença e até mesmo melhorar a aparência da pessoa. Apesar de existir cura, ela não depende exclusivamente do método terapêutico, mas sim da reação do organismo a esse método.

Tipos

O vitiligo pode ser dividido em dois grandes grupos e, a partir daí, em sete tipos de vitiligo:

Vitiligo localizado

Nele, uma ou mais manchas podem surgir em, pelo menos, três partes do corpo, com evolução rápida (cerca de semanas ou alguns poucos meses) seguida de estabilização. A partir daí também não surgem novas manchas.

O vitiligo localizado pode ser classificado como segmentar, focal ou de mucosas. O tipo segmentar é caracterizado por manchas do formato de faixas e unilaterais, ou seja, de um lado só do corpo. A focal é o tipo em que aparecem manchas em duas ou três partes do corpo, como mãos, axilas, pés e pálpebras, e a de mucosas aparece somente em lábios e na região genital. O tipo focal de vitiligo é o mais comum de todos.

Vitiligo generalizado

Às vezes, o vitiligo do tipo focal desenvolve para a forma generalizada, embora isso não seja tão comum. As manchas são simétricas, acometendo os mesmos locais e em ambos os lados do corpo. O vitiligo generalizado pode evoluir rápida ou lentamente e pode, ainda, estabilizar depois de determinado tempo.

São quatro tipos distintos de vitiligo generalizado (vulgar, misto, universal e acrofacial). O mais comum deles é o tipo vulgar, em que surgem manchas simétricas em diversas áreas do corpo. O tipo misto consiste em uma mistura dos tipos vulgar e segmentar. Já o vitiligo universal, que é muito raro, acomete mais de 70% do corpo. Por último, o vitiligo do tipo acrofacial só leva ao surgimento de manchas no rosto, nas mãos e nos pés.

Causas

As causas de vitiligo ainda são desconhecidas. O que se sabe até agora é que a doença ocorre quando as células formadoras de melanina (melanócitos) morrem ou deixam de produzir melanina - o pigmento que dá garante a cor da pele, do cabelo e dos olhos. Os médicos ainda não sabem explicar por que os melanócitos param de cumprir sua função, mas acredita-se que vitiligo possa ser uma doença autoimune, em que o próprio sistema imunológico da pessoa ataca e destrói os melanócitos.

Evidências médicas também sugerem que vitiligo possa estar relacionada à herança genética ou a fatores externos, como exposição excessiva ao sol, a situações de estresse e a produtos químicos.

Fatores de risco

Vitiligo pode acontecer com qualquer pessoa, embora seja mais comum em pessoas com a cor de pele mais escura. A doença também pode aparecer durante qualquer fase da vida, mas o seu surgimento é muito mais comum até os 20 anos de idade.

Estudos mostram que histórico familiar de vitiligo possa estar entre um dos possíveis fatores de risco para a doença, mas essa evidência ainda não está comprovada.

 sintomas

Sintomas de Vitiligo

O principal sinal de vitiligo é a perda da pigmentação da pele, geralmente com o surgimento de manchas por todo o corpo. Outros sinais de vitiligo incluem:

Perda de pigmentação do cabelo, cílios, sobrancelhas ou barba
Perda da cor nos tecidos que revestem o interior de sua boca e nariz (membranas mucosas)
Perda ou alteração da cor da camada interna do globo ocular (retina)
Manchas descoradas em torno das axilas, umbigo, órgãos genitais e reto.

A doença pode variar também de intensidade:

As manchas podem aparecer em todo o corpo, no caso do vitiligo generalizado (mais comum de todos)
As manchas podem surgir em somente um lado ou uma parte do corpo, o que configura um caso de vitiligo segmentar. Nesses casos, a doença costuma aparecer mais cedo e progride por um ou dois anos e depois para
A doença também pode afetar somente uma parte ou área do corpo, característica do vitiligo focal.

É difícil prever como a doença vai progredir. Às vezes, as manchas param espontaneamente e sem tratamento. Em alguns casos, no entanto, a perda de pigmento da pele se espalha por todo o corpo. Isso, no entanto, depende única e exclusivamente do paciente. Não há como prever como o vitiligo evoluirá. Uma vez tendo perdido a cor da pele, é muito raro e difícil que ela volte à cor que tinha antes.

Procure um médico se você notar que alguma parte de seu corpo, cabelo ou olhos está perdendo a cor, especialmente se você notar o surgimento de manchas em algumas áreas do corpo – em especial aquelas que ficam mais expostas ao sol.

Na consulta médica

No consultório médico, descreva todos os seus sintomas e dê detalhes de quando eles surgiram e como você os notou. Tire todas as suas dúvidas e esteja preparado para um possível exame físico, em que o especialista (geralmente um dermatologista) examinará o corpo em busca de manchas que possam caracterizar vitiligo.

Responda corretamente às perguntas que o médico poderá lhe fazer, como essas:

Quando você notou o surgimento de manchas na pele?
Você costuma ficar exposto ao sol? Já teve alguma queimadura decorrente da exposição excessiva ao sol?
Essas manchas descoloridas estão lhe causando outros sintomas?
Você já teve esse tipo de mudança na cor de pele antes?
Isso tem afetado a sua qualidade de vida?.

Diagnóstico de Vitiligo

O diagnóstico de vitiligo costuma seguir três etapas principais:

Histórico médico e exame físico

Se o seu médico suspeitar que você tem vitiligo, ele provavelmente lhe perguntará sobre seu histórico médico e sobre o histórico médico de sua família, e o examinará para excluir possíveis outras causas, como dermatite atópica ou psoríase, por exemplo.

Biópsia da pele e coleta de sangue

Além disso, o médico poderá retirar uma amostra da pele para realizar uma biópsia em laboratório e também uma coleta de sangue, que seguirá também para análise laboratorial.

Outros exames

Outros exames também podem ser solicitados pelo médico, dependendo do caso. O médico pode suspeitar de que você está com uma inflamação no olho, por exemplo, então ele provavelmente o encaminhará para um oftalmologista.

 tratamento e cuidados

Tratamento de Vitiligo

Apesar de ainda ter causa desconhecida, existem alguns tratamentos disponíveis para ajudar a restaurar a cor ou o tom de pele. No entanto, os resultados variam e são imprevisíveis. Alguns tratamentos podem causar efeitos colaterais. Por isso, o médico poderá indicar um simples método para disfarçar a aparência, como o uso de bronzeadores e maquiagem. Em alguns casos isso pode bastar, outros exigirão tratamento mais rigoroso.

Medicamentos

É muito difícil interromper ou paralisar o processo do vitiligo – alguns organismos respondem bem ao tratamento e conseguem não só paralisar a doença, como regredi-la e fazê-la desaparecer completamente. Além disso, alguns medicamentos podem ajudar a melhorar a aparência da pele, como cremes que controlam a doença e que, se usados logo no início, podem até ajudar a restaurar a cor original da pele. Não se desanime, no entanto, se não notar progressos na cor da pele logo no começo do tratamento. Podem demorar meses até que ele mostre sua eficácia. Cremes de corticosteroides costumam ser eficazes e são, geralmente, fáceis de manusear. As únicas contraindicações são os efeitos colaterais que eles podem causar, como o afinamento da pele e o aparecimento de estrias. Cremes a base de vitamina D também podem ser recomendados pelo médico.

SAIBA MAIS

Confira as possibilidades de tratamento para quem tem vitiligo
Você sabe impedir o desenvolvimento do vitiligo?
Medicamentos que atuem diretamente sobre o sistema imunológico podem ser uma saída. Consulte seu médico sobre a possibilidade de usá-los. Além disso, converse com o especialista também sobre a possibilidade de combinar o uso de medicamentos com terapia de luz ou a laser. Ele poderá lhe informar sobre possíveis efeitos colaterais e sobre a eficácia do tratamento.

Remover o que restou da cor de pele original pode ser uma opção, em casos em que a despigmentação já se espalhou por todo o corpo, de modo que nenhum outro tipo de tratamento possa ser mais útil.

Cirurgia

A cirurgia pode ser uma opção se a terapia de luz e as drogas não funcionarem. A cirurgia também pode ser usada em conjunto com essas terapias, caso paciente e médico sintam necessidade. O objetivo das seguintes técnicas é para uniformizar o tom da pele, restaurando a cor.

Há três tipos diferentes de cirurgia:

Enxerto de pele: o médico remove pequenas partes da pele com a pigmentação original e coloca sobre as partes do corpo que já perderam a cor

Enxerto por bolhas: o médico cria bolhas em cima da pele pigmentada. Depois, ele retira o material dessas bolhas e o transplanta em cima de partes descoloridas do corpo

Micropigmentação: este procedimento é bastante parecido com o método usado na aplicação de tatuagens. O médico utiliza um instrumento cirúrgico especial para implantar o pigmento perdido em pequenas áreas da pele. Esse tratamento costuma ser mais eficaz ao redor dos lábios, especialmente em pessoas com pele mais escura.

Medicamentos para Vitiligo
Os medicamentos mais usados para o tratamento de vitiligo são:

Prednisona

Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

 Convivendo/ Prognóstico

Adote algumas medidas para evitar o progresso da doença e ajudar e garantir a eficácia do tratamento. Confira:

Evite ficar exposto à luz solar e a fontes artificiais de luz que contenham índices altos de raios UV
Faça uso de produtos dermatologicamente testados para dar disfarçar e melhorar a aparência da pele. Consulte seu médico antes de fazê-lo

Não faça tatuagens. Causar esse tipo de lesão pode prejudicar o tratamento e levar ao surgimento de novas manchas.
Complicações possíveis
Pessoas com vitiligo estão mais sujeitas a algumas complicações, a exemplo de:

SAIBA MAIS

Vitiligo pode causar distúrbios psicológicos
Problemas sociais e psicológicos causados por baixa autoestima, como depressão
Queimaduras solares e câncer de pele
Problemas oculares, como a inflamação da íris (irite)
Perda de audição
Efeitos colaterais do tratamento.
Problemas sociais e psicológicos causados por baixa autoestima, como depressão
Queimaduras solares e câncer de pele
Problemas oculares, como a inflamação da íris (irite)
Perda de audição
Efeitos colaterais do tratamento.

Expectativas
A evolução do vitiligo varia e é muito imprevisível. Embora seja muito difícil, algumas áreas do corpo podem recuperar o pigmento original, mas outras áreas novas com perda de pigmento também podem surgir. A pele repigmentada pode ser ligeiramente mais clara ou mais escura do que a pele ao seu redor. Além disso, a perda de pigmento pode e costuma agravar-se com o passar do tempo. Apesar de existir cura para vitiligo, ela não depende exclusivamente do método terapêutico, mas sim da reação do organismo a este método.

 prevenção
Não há maneiras conhecidas ou cientificadas comprovadas que ajudem a prevenir vitiligo.


sexta-feira, 30 de outubro de 2015

FURÚNCULO,FOLICULITE,ABCESSO O QUE É ISSO?

Antes de mais nada, vamos diferenciar duas situações no qual é chamado de furúnculo: foliculite abcesso. A primeira é quando há infecção dos folículos pilosos, causada por bactérias, como o estafilococo, ou outros fatores. A infecção aparece como pequenas espinhas, de ponta branca, em torno de um ou mais folículos pilosos. A maioria dos casos de foliculite é superficial, pode coçar, e doer. A foliculite  pode ser superficial ou profunda. No primeiro caso, afeta apenas a parte superior do folículo piloso. São pequenas espinhas vermelhas, com ou sem pus; a pele pode ficar avermelhada e inflamada; causa coceira e sensibilidade na região.  Um abscesso é um acúmulo de pele, de coloração que varia do rosa ao vermelho escuro. Dentro de um abcesso há pus e detritos. Doloroso e quente ao toque, o abscesso podem aparecer em qualquer lugar de seu corpo. Os locais mais comuns são em suas axilas, áreas ao redor do ânus e da vagina, base da espinha dorsal (abscesso pilonidal), em torno de um dente  e na virilha. A inflamação em torno de um folículo pode levar à formação de um abcesso, que é chamado de furúnculo.
De um modo geral, o furúnculo é uma infecção da pele que, em geral, é causada pela bactériaStaphylococcus aureus, que acomete não somente o folículo piloso mas também a glândula sebácea e o tecido subcutâneo ao redor, que resulta em pus e em tecido morto. Caso não seja tratado adequadamente, podendo ‘virar’ um abscesso, uma forma mais severa da infecção. Regiões de maior sudorese e fricção, como pescoço, virilha, nádega, axilas, face, são mais propícias. Mas pode ocorrer em qualquer região da pele, como aconteceu na sua perna.
Em geral, a evolução do quadro é benigna, mas podem ocorrer complicações, quando eles são manipulados sem o devido cuidado. Dentre elas, pode ocorrer a contaminação de regiões próximas. Quando ocorre, esse quadro é chamado de furunculose  e se o mesmo adquire um tamanho grande, passa-se a chamar de carbúnculo.
Foto-de-abscesso-na-pele
Não se deve espremer um furúnculo. Pois o mesmo, rompe-se espontaneamente e não havendo necessidade de drenagem cirúrgica. Para acelerar o processo de drenagem espontâneo, é recomendado aplicar calor úmido no local usando um  pano com água morna. No entando,  há casos em que se torna necessária a administração de antibióticos de uso tópico ou por via oral. Sendo esse, utilizado sob orientação médica.
A presença de furúnculos pode indicar baixa resistência do organismo, principalmente se a manifestação for recorrente. Algumas das causas são a má alimentação e condições do meio ambiente em que se vive —que pode ter relação com alergias dermatológicas e respiratórias.

Estudo diz que homens devem dormir nus e usar cuecas boxers durante o dia para manter espermatozoides saudáveis!!



A escolha do underwear masculino é tão importantequanto de qualquer outra roupa ou acessório, afinal a cueca tem que te deixar confortável, valorizar seu corpo e não interferir com o traje que você está usando. As não é só isso. Escolher a cueca certa pode estar diretamente ligado à saúde dos espermatozoides e futuras possibilidades de ter filhos.


Um estudo concretizado pelo Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano dos Estados Unidos acompanhou o comportamento quanto a escolha da cueca e a qualidade esperma de 500 homens ao longo de um ano. Os resultados surpreenderam ao mostrarem que os homens usuários frequentes de cuecas boxers durante o dia e que dormiam completamente nus tinham 25% menos fragmentação do DNA do que aqueles que passavam o dia apertando suas partes íntimas dentro de das cuecas do tipo slip ou sunga.


Embora a extensão da amostra deste estudo tenha sido relativamente pequena, esta é uma prova de que o uso de roupas íntimas mais largas pode representar melhoria na fertilidade masculina. De acordo com a pesquisadora Katherine Sapra, que acompanhou o estudo, entre os homens que idealizam um dia ter filhos, o tipo de roupa íntima usada ??durante o dia e ao dormir está associada à qualidade do sêmen. Ela acrescenta: “A redução da exposição na cama diminui a fragmentação do DNA; parâmetros de maior qualidade de sêmen são observados em homens vestindo cuecas boxers durante o dia e nenhuma peça íntima ao dormir”.
espermatozoides2


Na verdade, já é do conhecimento dos especialistas que manter a temperatura dos testículos alta, seja por meio de exposição ao calor no trabalho ou vestindo cuecas apertadas, têm pior qualidade dos espermatozoides em relação aos homens cujos testículos são mantidos mais frescos. No entanto, o que nunca foi mostrado de forma correta é se os homens podem apurar a qualidade de seus espermatozoides mudando a escolha de suas cuecas. Embora este estudo seja pequeno, ele implica que essa afirmativa é perfeitamente válida.


Os pesquisadores acreditam que uma pesquisa futura com o acompanhamento de mais homens e com uma metodologia mais aprofundada, possa concentrar em quantificar os efeitos da escolha de roupas íntimas de um homem. Eles esperam poder mostrar que a escolha de roupas íntimas implica diretamente com que suas parceiras engravidem mais frequentemente ou mais rápido.

Eiiii??? Você MULHER,você sabe o que é corrimento vaginal?

Toda mulher apresenta conteúdo vaginal. A diferença entre o conteúdo normal e o corrimento está na alteração do volume, da cor e do odor, além dos sintomas que causam. O conteúdo vaginal normal tem odor inespecífico e varia de mulher para mulher. O volume normal varia de pessoa para pessoa e de acordo com as fases do ciclo menstrual e as fases da vida da mulher. Na segunda metade do ciclo, o volume aumenta, podendo às vezes sujar as vestes íntimas. Na juventude, antes da primeira menstruação, e após a menopausa, o conteúdo é quase nulo por conta dos baixos níveis dos hormônios femininos no organismo. Na gravidez, no geral aumenta.

Serão sinais de corrimento:

* O aumento do volume do conteúdo vaginal
* Quando umedecer as vestes íntimas todos os dias, às vezes passando para as roupas externas
* Quando variar a cor de branco opalescente e cristalino (de acordo com a fase do ciclo) para amarelo tipo pus, amarelo-acinzentado, amarelo-esverdeado, branco-amarelado etc
* Quando o odor se tornar fétido principalmente após relação sexual e no final do ciclo menstrual.

Os sintomas são principalmente:

Coceira vulvovaginal
Ardor
Dor pélvica
Dor e ardor ao urinar
Dor durante a relação sexual.

Causas

Na maioria das vezes o corrimento é provocado por alterações do equilíbrio da flora vaginal. Algumas bactérias são próprias da vagina e fazem a defesa contra infecções. Estas são algumas condições que predispõem a este desequilíbrio:

* Hábitos de higiene desfavoráveis
* Relações sexuais sem uso de preservativo
* Alérgenos (perfumes, geleias contraceptivas, tecidos, sabão , duchas vaginais, banho de espuma, etc)
* Agentes infecciosos, como vaginose bacteriana, candidíase, tricomoníase, clamídia, gonorreia e HPV
* Problemas dermatológicos, como dermatite atópica, psoríase, etc
* Alteração do PH vaginal: o ph ácido da vagina normal fica entre 3,5 e 4,5. Esses níveis constituem uma barreira de defesa contra germes
* Condições que alteram o PH e ou a flora bacteriana, como diabetes, queda imunológica por estresse ou doença, uso de antibioticoterapia, duchas vaginais, gestação, ciclo menstrual etc
* Causas inespecíficas, como ausência de bacilos de Doderlein, bactéria que faz uma barreira de defesa do aparelho genital
* Atrofia vaginal, que é o afinamento e ressecamento das paredes vaginais durante menopausa
* Infecção pélvica após cirurgia.

Fatores de risco

Uso de antibióticos prolongado
Sexo sem proteção
Uso de pílulas anticoncepcionais
Diabetes não controlada
Menopausa
Sistema imunológico comprometido.

Sintomas de Corrimento vaginal

A cor do conteúdo vaginal pode mudar durante o ciclo menstrual sem que isso caracterize uma doença. Na maior parte do tempo ela é branca, mas no meio do ciclo menstrual, costuma ter aspecto de clara de ovo. Também é possível que ela apareça ligeiramente amarelada na calcinha por conta de reações químicas que a secreção sofre quando entra em contato com o ambiente externo.

Saiba mais

Corrimento vaginal pode ser sintoma de algo mais grave
Você sabe quando o corrimento vaginal indica um problema?

Já o corrimento vaginal suspeito provoca uma espécie de mancha branco-acinzentada ou amarelo-esverdeada na calcinha e, além do cheiro forte, do ardor e da coceira, pode estar associado a uma dor na região pélvica.

Confira os diferentes tipos de corrimento vaginal e o que eles podem indicar:

Marrom ou cor de sangue escuro
Pode indicar ciclos menstruais irregulares, ou com menos frequência, câncer cervical ou do endométrio. Pode vir acompanhado de dores abdominais e sangramentos.

Amarelo semelhante a pus
Pode indicar gonorreia, e pode vir acompanhado de sangramento entre os períodos; dor e sangramento ao urinar, com curta duração podendo por isto passar despercebido.

Amarelo-esverdeado ou acinzentado, bolhoso, fluido e com mau cheiro
Pode indicar tricomoníase, principalmente se houver dor e desconforto em baixo ventre e durante a relação sexual e coceira vaginal intensa.

Cor de rosa
Eliminação do revestimento interno do útero após o parto, também chamado de lóquios.

Espesso e branco esverdeado, com grumos
Se o corrimento for semelhante a leite talhado indica infecção vaginal por fungo (cândida), que podem vir acompanhada de inchaço, sensibilidade vulvovaginal intensa, irritação e ardor ao redor da vulva, coceira intensa e relações sexuais dolorosas e dor ao urinar. Costuma melhorar durante as menstruações.

Amarelo-acinzentado fluido, com odor de peixe podre
Se esse corrimento ocorrer após as relações sexuais e ou menstruações indica vaginose bacteriana, que vem acompanhada de coceira ou ardência, vermelhidão e inchaço da vagina e vulva.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Descubra porque homens e mulheres devem urinar imediatamente após a relação!!

Está tudo bem com você, Julianna. Isso é supernormal. O canal genital da mulher é muito próximo à bexiga, e a penetração pode estimulá-la deixando a mulher com vontade urinar. Também quando a mulher chega perto do clímax, que é um momento de máximo prazer, acontece um intenso relaxamento nos músculos pélvicos e na região dos genitais.
O momento do prazer provoca uma sequência de contrações muito prazerosas que ocorrem na região vaginal e que duram de 10 a 15 segundos e essa movimentação pode fazer com que a mulher sinta vontade de ir ao banheiro. Mas o que muitas pessoas não sabem é que depois do sexo, o ideal é mesmo fazer xixi, pois ajuda a eliminar sujeirinhas da uretra e uma possível infecção urinária e isso serve tanto para homens, quanto para as mulheres.
As mulheres têm uretra mais curta em comparação com os homens, por isso é  mais fácil que uma bactéria possa alcançar a bexiga, onde pode causar múltiplos danos teciduais e inflamação. Assim, os especialistas dizem que uma das maneiras de diminuir o risco de infecção é fazer xixi logo após a relação sexual, para “lavar” a uretra e eliminar as bactérias que possam ter entrado. Segurar o xixi por muito tempo é um fator de risco para infecção, assim como a baixa imunidade, o atrito na relação sexual e a gravidez.
part-of-woman-on-toilet

E os homens?

Como os homens acontece da mesma forma. Fazer xixi depois da relação não é imprescindível, mas é bom. Durante a relação em que não houve proteção do preservativo, pode acontecer um acúmulo de bactérias e secreções dos genitais e até do reto na uretra do homem que podem infectar a bexiga, próstata ou vesículas seminais, e às vezes pode chegar aos rins. Mesmo que durante a ejaculação ocorra um “arrasto mecânico” das substâncias e bactérias que tenham sido introduzidas na uretra, vale a pena urinar depois para permitir um último arraste e expulsão de tais partículas.

Conheça os quatro tipos de bêbados de acordo com a ciência!!

Um interessante estudo foi realizado pela Universidade do Missouri, nos Estados Unidos: os cientistas Rachel Pearl Winograd, Douglas Steinley e Kenneth Sher do departamento de Psicologiainvestigaram o porquê de algumas pessoas se alteram mais que as outras após a ingestão de álcool.
Como voluntários para a pesquisa, os pesquisadores chamaram universitários americanos e seus amigos beberrões. Ao todo foram 347 pessoas, as quais responderam um questionário sobre seus hábitos alcoólicos e efeitos desta substância no seu comportamento; perguntas como “Como você se descreve depois de um porre?” e “Quantos copos você ingere em uma noitada?”. Como resultado dos mais de 750 questionários, os pesquisadores agruparam os bêbados em quatro categorias cujas características foram relacionadas a personagens, de forma a facilitar a compreensão dos diferentes tipos, de acordo com o efeito da bebida alcoólica em seus organismos. Vamos às categorias:
  • Ernest Hemingway  (escritor americano cuja obra mais conhecida é “O velho e o Mar”) – Segundo o estudo, 40% se encaixam nesse grupo. Os bêbados desse tipo ingerem quantidades elevadíssimas de bebida e não demonstram grandes alterações na personalidade e nas capacidades intelectuais;
  • Mary Poppins (personagem dos livros de P. L. Travers e de filme bem antigo da Disney) – Os estudantes deste grupo já são extrovertidos quando sóbrios e ficam ainda mais simpáticos quando embriagados além de ter o intelecto pouco afetado;
  • Professor Aloprado (referência ao filme de 1996 de mesmo nome) – Os estudantes desta categoria são introvertidos no dia a dia e que, ao beberem demais, ficam sociáveis, soltos, simpáticos e tem pouca redução nas capacidades intelectuais;
  • Hyde  (personagem sinistro do livro “O médico e o Monstro” de Robert Louis Stevenson, de 1886) – Estes indivíduos têm a capacidade intelectual e a consciência reduzidas ao beber, e tornam-se menos responsáveis e mais hostis, dando assim algum trabalho aos amigos.
article-2659117-1ED1ACFF00000578-998_634x328
O resultado do estudo foi publicado no periódico inglês Addiction Research & Theory. Os pesquisadores agora esperam que tanto os profissionais de saúde quanto a sociedade possam fazer intervenções adequadas e precisas, quanto aos detalhes de cada característica do dependente de álcool conhecendo agora seu comportamento em relação à bebida.
E você? Conhece alguém que se enquadre nessas categorias?

E a aluna perguntou...Professor,o que é mesmo TERÇOL ?

Que falta de sorte, Ana! O terçol é uma infecção nas glândulas meibomianas, as reponsáveis por produzir uma substância sebácea que cria uma camada de óleo na superfície do filme lacrimal, isto ajuda a prevenir a evaporação rápida da camada normal de lágrima.
Essa infecção não surge de uma hora para outra. Ela é causada por bactérias (estafilococos ou estreptococos) ou então apenas por obstrução dessas glândulas. Quando uma bactéria invade essas glândulas, nosso corpo responde enviando células de defesa para derrotá-las. Dessa batalha resta o pus, que enche todo o espaço da glândula formando aquela bolinha vermelha e dolorida na pálpebra. Outra coisa que pode acontecer é o excesso de sebo entupir a glândula. Aí não há infecção, mas uma inflamação que também dá origem a um pequeno cisto que chamamos de calázio.
Jamais, fure ou esprema o terçol, sua eliminação é uma ação natural do organismo, e aquele terçol inicial acaba se tornando um ponto amarelo de pus e  drena-se sozinho após dois ou três dias, seja qual for a forma como ele se desenvolveu, dispensando atendimento médico. O ideal é usar compressas quentes que atrairá mais sangue para aquela região curando mais rapidamente o inchaço. Caso não regrida, aí sim, é bom procurar ajuda médica.
O fato pelo qual é chamado de ‘bonitinho dos olhos’  em algumas regiões do Brasil, eu não sei exatamente, mas acredito que seja pelo fato desta lesão causar uma aparência bem feia no rosto e o adjetivo “bonitinho” é uma forma de dizer que está “feio por enquanto” (risos).

Jamais, fure ou esprema o terçol, sua eliminação é uma ação natural do organismo, e aquele terçol inicial acaba se tornando um ponto amarelo de pus e drena-se sozinho após dois ou três dias, seja qual for a forma como ele se desenvolveu, dispensando atendimento médico. 

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O golfinho preto e branco!! topbiologia!!!

O golfinho-liso-do-sul (Lissodelphis peronii) é um cetáceo encontrado em águas do hemisfério Sul. O animal se diferencia de seus “primos” visualmente por sua cor preta e branca.
Lissodelphis peronii
Pablo Caceres Contreras
O animal, membro da família dos golfinhos (Delphinidae), não apresenta barbatana dorsal, daí a designação “liso”. Essa é uma característica incomum compartilhada apenas com as baleias-francas, do gêneroEubalaena.

Lissodelphis peronii
Reprodução/namibian.org
Como outros golfinhos, são nadadores privilegiados, às vezes, saltam até cinco metros acima da água. Além disso, podem nadar a uma velocidade de até 40 km/h e mergulhar a grandes profundidades. Sua alimentação consiste basicamente de peixes e lulas. Podem viver de 20 a 35 anos e dão à luz um filhote de cada vez.
Lissodelphis peronii
(Foto: reprodução/Flickr/pablo_caceres)
Lissodelphis peronii

GINECOMASTIA: HOMENS QUE DESENVOLVEM MAMAS!!

Definida como hipertrofia das glândulas mamárias, ou seja, é quando o homem desenvolve seios. É considerada como “verdadeira” quando o preenchimento do seio não é gordura e sim, aumento do tecido glandular. Quando este aumento é evidente, torna-se perturbador pelo embaraço que a mama exagerada causa ao homem.
Homens com mamas bem desenvolvida, geralmente possuem desequilíbrio hormonal. Existem hormônios androgênicos (masculino) e estrogênicos (feminino) e tanto homens como mulheres produzem ambos hormônios. É claro que os androgênicos são mais acentuados nos homens, são eles que estimulam a produção de espermatozoides e desenvolve e mantém características masculinas. Apesar dos homens também produzirem hormônios femininos, os níveis são extremamente baixos (10x menos que os masculinos). Em altas taxas, os estrogênicos podem causar não só o aumento das mamas, como também devem estar diminuição do interesse sexual e do crescimento de pelos faciais e ainda o surgimento de gorduras modeladoras que dão as curvas ao corpo da mulher.
fotos-ginecomastia
tratamento para ginecomastia é geralmente é cirúrgico onde é feita uma mamoplastia redutora, tirando os excesso de pele e tecido mamário. Em homens com gordura excessiva na mama (ginecomastia falsa), uma lipoaspiração resolve o problema. Nenhum destes procedimentos é recomendado em adolescentes, pois mais da metade dos meninos desenvolvem um pouco de mamas durante a puberdade (com 13-14 anos), mas normalmente elas regridem assim que os hormônios se estabeleçam, o que pode durar no máximo 1 ano.
É bom saber: o surgimento repentino de mamas avolumadas nos homens pode indicar um câncer de mama (sim, homens também tem câncer de mama!). Além disso, é preciso ficar de olho em medicamentos capazes de resultar no aumento da mama, como os quimioterápicos, por exemplo. A ingestão de anabolizantes também causa ginecomastia.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

E aquele cheirinho de CHUVA e de TERRA MOLHADA como é produzido??

Pensem mentalmente quais são os cheiros de que você mais gosta na vida. Alguns dirão que é o de café fresco, outros lembrarão o de talco de bebês, e uma parcela deve responder que é o do perfume 212 da Carolina Herrera. Porém, existe uma unanimidade entre os prazeres olfativos: o cheirinho de terra molhada.
Normalmente ele remete à nossa infância, quando brincávamos na casa de nossos avós e corríamos para nos esconder da chuva. Logo depois da tempestade, porém, vem aquele agradável e característico aroma da chuva. Mas como será que ele é produzido?
Cheiro de grama após a chuva: quem não curte?

Nome próprio (e bem esquisito)

Os cientistas nomearam esse odor perfeito como “petrichor”, que é a união das palavras gregas “petra” (pedra) e “ichor” (o líquido que corre na veia dos deuses). Eles também tentaram explicar como ele surge após a chuva, já que ela em si não tem cheiro nenhum, por se tratar basicamente de água.
Quando as gotas da chuva atingem superfícies porosas, elas interceptam minúsculos “bolsões de ar”, que acabam subindo para a atmosfera – igual acontece com as bolhas de um copo de champanhe, por exemplo. Ao estourarem, essas bolhas liberam o característico “cheiro de chuva”.
Pesquisadores testaram diversas superfícies e diferentes intensidades de chuva. Dependendo da força da água e da densidade do solo, o ar fica repleto de gotículas aromáticas proveniente do chão em pouquíssimos segundos. O mesmo estudo já havia sido feito com a chuva na água, mas pela primeira vez os cientistas mostraram que o fenômeno se repete no solo.
Pesquisadores deram até um nome para o cheiro de chuva: petrichor

Chuva perigosa?

Entretanto, os pesquisadores descobriram outra coisa fazendo esse estudo: assim como os aromas sobem para a atmosfera com gotículas de chuva que atingem o solo, alguns vírus e bactérias também podem se espalhar dessa maneira. Agora, eles querem entender quão perigoso isso pode ser para a nossa saúde.
Entretanto, a maior parte do cheiro de chuva e de terra molhada é proveniente das próprias bactérias! Algumas filamentosas se desenvolvem no chão em condições quentes e úmidas. Ao serem “perturbadas” por uma chuva, ela se “agarram” a essas microbolhas que flutuam no ar; quando as bolhas estouram, liberam a fragrância.
Chuva espalha bactérias e vírus que estão no solo

Interação química

Outro detalhe importante descoberto pelos pesquisadores é que a chuva, apesar de ser basicamente composta de água, também “varre” produtos químicos de nossa atmosfera, se tornando um pouco ácida.
Ao atingir o solo, essa mistura química vai ganhar novos contrastes com a própria formação química do chão, liberando novos odores. Por isso, nem sempre a chuva tem um cheiro bom: quando o solo está muito seco ou quando está carregado de matéria orgânica “morta”, o seu odor pode ser mais desagradável.
Chuva carrega componentes químicos que estão no ar, fazendo-os interagir com o solo

Era uma vez

Por fim, outra parte do cheiro é proveniente dos óleos voláteis que algumas plantas liberaram na natureza. Eles se acomodam nas rochas e interagem com a chuva da mesma forma explicada acima. Por isso é que algumas vezes você consegue identificar um cheiro diferente do percebido por outra pessoa durante a mesma tempestade! Há uma infinidade de misturas que compõem esse tão característico odor.

SERÁ QUE UMA MULHER ENGRAVIDA SEM PENETRAÇÃO?



A forma mais comum para que uma mulher engravide é quando ela tem relações íntimas completas, ou seja, com a penetração e ejaculação dentro do canal genital, estando no período fértil e sem o uso de preservativos, pílula ou outro método contraceptivo. Mas, muitas mulheres tem a dúvida se é possível engravidar sem que haja penetração.


Bem, pode parecer surpresa para algumas mulheres, mas, embora seja bastante raro existe SIM a possibilidade de uma mulher ficar grávida mesmo sem que o parceiro tenha penetrado seu órgão no canal genital feminino. Até mesmo se a moça for virgem, a gravidez pode acontecer.


Uma gravidez sem penetração pode acontecer se a mulher estiver em período fértil e o homem ejacular próximo à entrada do canal genital, na região interna da coxa, por exemplo, ou mesmo se introduzir o dedo lambuzado com o líquido seminal dentro da vagina. Além disso, no momento de excitação masculina, o homem libera o líquido lubrificante, que, pode conter espermatozoides. Assim, durante as preliminares o casal pode “ensaiar” uma penetração e o líquido acabar passando na entrada do canal genital da mulher. Se ela estiver em úmida (excitada) poderá facilitar que os espermatozoides presentes no líquido acabem encontrando o caminho para dentro do corpo e um destes “espertinhos” podem chegar ao óvulo.
gravidez-teste-close

Lembrando que, é extremamente raro, no entanto, não é impossível!


Os riscos de engravidar neste caso são bem menores do que em uma relação sexual completa, mas ela pode, de fato, ocorrer. Além da gravidez indesejada, o fato pode ainda ser fator de contágio de doenças sexualmente transmissíveis.

APRENDE-SE BIOLOGIA TAMBÉM DESENHANDO!!! CONFIRA!





Os riscos de se comer carne processada!!

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse em um novo relatório que o consumo de carne processada - como bacon, salsichas e presunto - causa câncer e que a carne vermelha é "provavelmente cancerígena".
Segundo o documento, 50 gramas de carne processada por dia, o equivalente a duas fatias de bacon, aumentam a chance de desenvolver câncer colorretal em 18%.
De forma mais branda, pela falta de provas mais contundentes, a organização também reforçou o alerta em relação à carne vermelha.
Entenda a seguir o que significa a avaliação da OMS, os riscos associados ao consumo desses tipos de alimentos e como cultivar hábitos mais saudáveis.

O que é carne processada?

A carne processada foi modificada para estender o tempo em que ela pode ficar na prateleira ou para alterar seu sabor.
Os principais métodos para isso são a defumação, o processo de cura ou a adição de conservantes.
Simplesmente passar a carne por um moedor não significa que o resultado disso seja uma carne processada, a não ser que ela seja modificada de outras formas.
Carnes processadas incluem bacon, salsichas, linguiças, salame, carnes curadas ou salgadas e presunto, além de carnes enlatadas e molhos à base de carne.
A carne vermelha, colocada sob alerta pela OMS, tem uma cor mais escura que a carne branca, como é o caso de carnes de vaca, carneiro e porco, por causa dos altos níveis de proteína, que se unem ao oxigênio, à hemoglobina e à mioglobina presentes no sangue e nos músculos.

Por que essas carnes causam câncer?

Químicos cancerígenos podem se formar no processamento da carne, como compostos N-nitrosos e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos.
Cozinhar a carne a altas temperaturas, especialmente no churrasco, também pode produzir químicos perigosos.
No entanto, especialistas da OMS admitem que o risco de câncer "ainda não é compreendido totalmente".

Consumi-las é muito arriscado?

ThinkstockImage copyrightThinkstock
Image captionA recomendação é comer o mínimo possível de carnes processadas, como o bacon
A cada 50g de carne processada por dia - menos do que duas fatias de bacon -, o risco de desenvolver câncer aumenta 18%.
Para cada 100g de carne vermelha, o risco é elevado em 17%, apesar de a OMS apontar que as evidências disso ainda são limitadas.

O que significa a classificação da OMS?

A OMS classifica agentes cancerígenos em cinco grupos:
  • Grupo 1 - cancerígeno para humanos;
  • Grupo 2A - provavelmente cancerígenos para humanos;
  • Grupo 2B - possivelmente cancerígenos para humanos;
  • Grupo 3 - não classificável;
  • Grupo 4 - provavelmente não cancerígeno.
As carnes processadas foram incluídas no primeiro grupo, já que evidências científicas mostram que elas definitivamente causam câncer.
Isso não significa, no entanto, que todos os agentes do grupo 1, no qual estão também o tabaco, o plutônio e o álcool, são igualmente perigosos.
Carnes vermelhas estão no grupo 2A, porque a OMS diz que as evidências ainda são insuficientes para classificá-las de outra forma.

Comer carne processada é tão ruim quanto fumar ou beber?

Não. Estimativas apontam que 34 mil mortes anuais por câncer se devem a dietas com alto consumo de carne processada.
Em comparação, 1 milhão de mortes por ano são causadas pelo hábito de fumar e 600 mil, pelo consumo de álcool.

Quanta carne vermelha devemos comer?

ThinkstockImage copyrightThinkstock
Image captionSalsichas também são consideradas carnes processadas
A OMS afirma que faltam evidências suficientes para determinar níveis seguros para seu consumo.
O Fundo Mundial para Pesquisa de Câncer defende que se coma o mínimo possível de carne processada e 500g de carne vermelha cozida (ou 700g de carne crua) por semana.

Devo virar vegetariano?

A carne ainda é uma boa fonte de proteína, vitamina B e minerais, como ferro e zinco.
Frankie Phillips, porta-voz da Associação Dietética Britânica, diz que "ainda devemos incluir a carne vermelha na dieta, porque é uma boa forma de obter nutrientes essenciais".
"Em geral, não há problema em consumir um pouco, mas talvez seja bom buscar meios de aumentar a quantidade de alimentos como leguminosas".

Como reduzir o consumo de carne?

Phillips diz que isso pode ser feito de diferentes formas, como:
  • Incrementar pratos, como massa à bolonhesa feita com carne moída, usando também grãos, como lentilhas vermelhas;
  • Combinar tiras de cordeiro ou bife, feitas a partir de cortes mais magros, com muitos vegetais;
  • Reservar alguns dias da semana para não comer carne.
http://www.bbc.com/portuguese