Apesar de chamarmos as orcas de "baleias-assassinas", o mamífero, que na verdade é um golfinho, tipicamente não ataca humanos. Aliás, nunca foi registrado um ataque a qualquer homem ou mulher em mar aberto. Essa alcunha vem por sua incrível habilidade de caçar outros animais marinhos, como focas e dugongos.
Para isso, as orcas utilizam seus dentes, que chegam até 10 centímetros, e seus corpos pesados de até 9 metros para aniquilar as presas. Por andar em grupos grandes, as ações predatórias também são mais elaboradas, como se fossem estratégias de guerra.
Se você quer conhecer estes e outros fatos sobre as orcas, acompanhe a nossa lista.
Tamanho
As orcas são conhecidas por sua cor preta e branca, além de uma longa barbatana. Seu corpo é cilíndrico, o que entrega uma forma aerodinâmica e melhora sua habilidade de nado. De acordo com a National Geographic, elas pesam até 6 toneladas e crescem até 9 metros de comprimento — a maior já encontrada possuía 9,8 metros.
Habitat
Quase como os humanos, as orcas podem se adaptar a qualquer clima. Elasvivem em mares e oceanos que circundam quase todos os países costeiros. Esses animais também podem viver tanto nas águas quentes equatoriais quanto nas águas geladas das regiões polares. Contudo, é mais fácil encontrar as orcas em latitudes altas e próximas da costa.
Essas “baleias” também costumam fazer longas viagens e viver em conjunto. Um grupo foi encontrado viajando do Alasca para a Califórnia — essa distância é de mais de 2 mil quilômetros. Já sobre a quantidade de membros, as orcas são muito sociáveis e podem conviver entre até 40 animais da mesma espécie.
Os bandos de orcas também seguem duas linhas. Na primeira delas, o grupo é menos agressivo e costuma se alimentar de peixes; já a segunda é mais agressiva e prefere focas e leões-marinhos — além de utilizar estratégias de ataque para cansar a presa.
Dieta
As orcas são predadores que ficam no topo da cadeia alimentar. Tirando os humanos da conta, nenhum outro animal caça as baleias-assassinas. Já elas se alimentam de pássaros, lulas, polvos, tartarugas-marinhas, tubarões, arraias, peixes em geral e mamíferos que se aventuram no mar, como focas e dugongos. As exceções da sua dieta incluem golfinhos e peixes-boi — além de humanos.
Classificação e taxonomia
De acordo com o Integrated Taxonomic Information System (ITIS), as orcas estão na mesma família dos golfinhos e baleias-piloto. Elas são do reino Animalia, superclasse Tetrapoda, classe Mammalia, ordem Cetacea e seu nome científico é Orcinus orca.
Estudos recentes ainda indicam que é possível que existam várias espécies ou subespécies de baleias-assassinas pelo o mundo.
Status de conservação
A população de orcas no mundo é desconhecida, segundo os órgãos responsáveis. Por causa disso, a National Oceanic and Atmospheric Administration não classificou o estado de conservação dessas “baleias”. Mesmo assim, vários grupos de orcas são protegidos.
No entanto, existe a caça predatória. Humanos costumam caçar as baleias-assassinas por questões como alimentação e "competição", pois muitos pescadores enxergam o animal como algo ruim — segundo eles, as orcas comem o cardume que seria pescado. As químicas do lixo e o óleo derramado no mar também são perigos para elas.
http://www.megacurioso.com.br/
Nenhum comentário:
Que tal deixar um comentário?