quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Rinite Alérgica: Um Drama que pode ser amenizado com a Fonoaudiologia!!

Não tem algo tão insuportável do que ficar com o nariz entupido, coriza, espirros e coceira nas narinas. A obstrução da passagem do ar causada pela dilatação dos vasos sanguíneos, a coriza e os espirros são mecanismos de defesa do nosso corpo contra os agentes causadores das alergias. A rinite alérgica não tem cura e causa muito incômodo, cerca de 10% a 25% das pessoas sofrem com essa manifestação alérgica. Esse tipo de alergia, como a rinite é uma forma exagerada do nosso organismo de reagir a substâncias que não são tão prejudiciais para o ser humano, como a poeira e ácaros, porém nosso sistema imunológico acaba desencadeando uma reação de defesa contra esses alergênicos.
No entanto, se você sofre com essas intensas crises de rinite e não aguenta mais espirrar e ficar com o nariz entupido, uma nova pesquisa aponta um excelente tratamento muito eficaz que com a ajuda de alguns medicamentos podem auxiliar bastante no convívio com a rinite e aliviar os sintomas com eficiência: a fonoaudiologia.
De acordo com a pesquisa da fonoaudióloga Sílvia Andrade, em sua tese de mestrado da Universidade Federal de Minas Gerais, as sessões de fonoaudiologia aliadas à inalação nasal do dipropionato beclometasona, uma medicação utilizada no tratamento de asma e rinite, melhora os sintomas significativamente, pois as sessões visam educar os pacientes a respirarem de forma correta. São realizados exercícios respiratórios e musculares com o objetivo de ajudar as funções respiratórias e tornarem-se “automatizadas” e ensinar sobre a importância de respirar pelo nariz, pois ele é capaz de auxiliar no processo de purificação do ar antes da chegada aos pulmões, por meio da umidificação, filtração e do aquecimento. Com esse tratamento, observou-se que depois de 16 sessões da terapia com a fonoaudióloga, alguns pacientes não precisavam mais da medicação e interromperam o uso.
rinite
Apesar dos resultados da pesquisa ainda serem iniciais e apontarem para um tratamento eficiente e eficaz, os seus resultados foram comprovados por exames no Ambulatório de Pneumologia Pediátrica do Hospital das Clínicas, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Pediatria como Centro de Referência em Pneumologia Pediátrica do Brasil, portanto, o estudo demonstra um dado estatístico que pode tornar esse novo tratamento como definitivo no futuro!
www.diariodebiologia.com.br
6-HOME-FONOAUDIOLOGIA

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?