quinta-feira, 1 de outubro de 2015

SOBRE O CÂNCER DE MAMA!! E O HOMEM TAMBÉM PODE TER ?

O câncer de mama é um tumor maligno que se inicia nas células do tecido mamário. Um tumor maligno é um grupo de células cancerígenas que pode invadir os tecidos adjacentes ou se disseminar (metástase) para outros órgãos. O câncer de mama ocorre principalmente em mulheres, mas os homens também podem ter a doença. Muitas pessoas não percebem que os homens têm tecido mamário e podem desenvolver o câncer de mama.
Os principais tipos de câncer de mama são:
Carcinoma
O carcinoma é um tipo de câncer que se inicia nas células epiteliais da mama. Quase todos os cânceres de mama são carcinomas. Os carcinomas podem ser ductais ou lobulares.
Adenocarcinoma
O adenocarcinoma é um tipo de carcinoma que começa no tecido glandular (ductos e lobos).
Carcinoma In Situ
O carcinoma in situ é considerado uma fase inicial da doença, quando está confinado à camada de células onde se originou. No câncer de mama, in situ significa que as células anormais estão confinadas aos ductos (carcinoma ductal in situ ou CDIS). O carcinoma ductal in situ da mama é, às vezes, denominado como câncer de mama não invasivo ou pré-invasivo, no entanto pode tornar-se invasivo, se não for tratado.
Quando as células cancerígenas estão confinadas aos lobos é denominado carcinoma lobular in situ. O carcinoma lobular in situ raramente é diagnosticado em homens.
Carcinoma Invasivo
O carcinoma invasivo é um tumor que se desenvolveu além da camada de células onde se originou. A maioria dos cânceres de mama são carcinomas invasivos, carcinomas ductais invasivos ou carcinomas lobulares invasivos.
Alguns fatores que podem aumentar o risco de um homem desenvolver câncer de mama são:
Níveis Hormonais
As células da mama normalmente crescem e se dividem em resposta aos hormônios femininos, como o estrogênio. Quanto mais células se dividem, mais chances existem de acontecerem erros nas cópias do DNA. Estas alterações no DNA podem, eventualmente, levar ao desenvolvimento do câncer de mama.
Os fatores que modificam a proporção de hormônios femininos e masculinos no organismo podem, portanto, ter um efeito no risco de câncer de mama.
Mutações Genéticas
Os pesquisadores fizeram grandes progressos na compreensão de como alterações no DNA podem tornar as células normais em cancerígenas. O DNA está presente em cada uma das células e contém as instruções genéticas para o seu funcionamento.
Alguns genes contêm instruções que determinam como as células crescem, se dividem e morrem. Certos genes que aceleram a divisão celular são chamados oncogenes. Outros que retardam a divisão celular ou levam as células à morte no momento apropriado são denominados genes supressores de tumor. Os cânceres podem ser causados pelas mutações no DNA que se transformam em oncogenes ou que desativam os genes supressores de tumor.

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?