quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Os Ginecologistas dão DICAS para ALIVIAR as CÓLICAS menstruais,CONFIRAM!!

São poucas as felizardas que passam pelo período menstrual ilesas, isto é, sem dor nenhuma. Para a grande maioria, a fase é um suplício. Entre 70 e 90% das mulheres sofrem de dismenorreia a popular cólica. As principais vítimas são as adolescentes dos 13 aos 17 anos. Essa é a época em que os ovários amadurecem e estreiam em sua função de liberar um óvulo por mês. A maior parte dos episódios de dor tem origem primária, ou seja, é decorrente do ciclo normal, e não de uma alteração orgânica extraordinária.
Como já mencionamos em outro texto, as cólicas são culpa de uma substância secretada por células no revestimento do útero chamadas prostaglandinas.  Quanto mais dessa substância for produzida, mais cólica a mulher irá sentir. Pensando nisso, selecionamos aqui, algumas dicas eficientes de ginecologistas para ameninar o desconforto nesses dias.

1- Compressa de água quente

colica-menstrual
A cólica menstrual nada mais é que o nosso útero contraindo e pressionando os vasos e os nervos à sua volta. E é exatamente aí que a compressa quente (termoterapia) vai atuar. O calor que passa da compressa para o corpo estimula a irrigação sanguínea naquele local onde foi aplicado. Com o aumento da circulação sanguínea, a musculatura relaxa. O útero é um órgão muscular e fica mais relaxado tendo suas contrações amenizadas. Outra consequência boa da dilatação dos vasos proporcionada pelo calor é que a prostaglandina – substância que “manda” o útero contrair – consegue ser eliminada pelo fluxo sanguíneo. Menos prostaglandina significa menos contrações e, consequentemente, menos dores.

2- Deitar de barriga para baixo

dormir-de-brucos
Deite-se de barriga para baixo, comprimindo a barriga sobre um travesseiro: o simples fato de deitar já ajuda a amenizar a dor. Usar uma bolsa de água quente na região lombar e no abdômen também ajuda, pois o calor estimula a irrigação, relaxando a musculatura e diminuindo as contrações uterinas.

3- Alimentos com poder anti-inflamatório

colica-menstrual2
Consuma alimentos naturais com poder anti-inflamatório. Alguns alimentos são verdadeiros relaxantes musculares, como inhame, vegetais de cor escura, banana, beterraba, aveia, tofu, abobrinha, couve, salmão, castanha do Pará e atum. Porém, estes alimentos devem ser incluídos regularmente em sua dieta: consumi-los somente no período das cólicas não trará alívio algum. Evite café, chá preto e refrigerante, pois estes favorecem maior produção de hormônios femininos.

4- Massagens abdominais

massagem-colica-menstrual
Movimentos suaves no abdômen e nos pés podem amenizar a cólica. O vaivém das mãos alivia a tensão muscular, melhoram a circulação sanguínea e, consequentemente, diminui a dor. Comprimir essa região também pode ser uma forma de massagem.

5- Chás naturais eficientes

chá-para-colica-menstrual
Chá de calêndula: A calêndula tem na sua composição óleos essenciais, glicósidos amargos e flavonoides.  A calêndula é usada pelas suas propriedades anti-inflamatórias, anti-sépticas, desinfectantes, cicatrizantes, adstringentes, desintoxicantes e hemostáticas.
Chá de orégano: O orégano é fantástico, sendo inclusive um excelente tratamento caseiro para cólica menstrual. Possui ação diurética, sudorífera, eliminando as toxinas do organismo, podendo ser utilizado em casos de cólicas menstruais e dores de cabeça. Deixe ferver 1 xícara de água. Em seguida coloque 1 colher rasa de sobremesa orégano. Deixe agir por 10 minutos e coe. O chá de orégano pode ser tomado durante todo o mês.
Chá de camomila: A camomila é calmante e antiespasmódica. As infusões e tinturas aliviam as cólicas e o estresse. Deixe ferver 1 xícara de água. Em seguida coloque 1 colher de sobremesa de flores de camomila. Deixe agir por 10 minutos e coe. O chá de camomila pode ser tomado durante todo mês.
Chá de gengibre: O gengibre para dor menstrual é uma boa solução, pois ele possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias que diminuem a dor, muito presente antes ou durante a menstruação. Deixe ferver 1 xícara de água. Em seguida coloque 1 colher de sobremesa de gengibre ralado. Deixe agir por 10 minutos e coe. Tome uma xícara nos dias da menstruação.

6- Medicamentos

remdio-para-colica
Algumas mulheres recorrem ao analgésico, mas, por ser uma inflamação que provoca contrações no útero, os anti-inflamatórios e antiespasmódicos são mais indicados para combater a cólica menstrual. A mulher precisa fazer visitas periódicas ao médico a fim de avaliar seu estado de saúde, uma vez que certas doenças graves podem se manifestar através de dores similares à cólica e, assim, permanecer silenciosas por muito tempo.

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?