Antes de mais nada, vamos diferenciar duas situações no qual é chamado de furúnculo: foliculite e abcesso. A primeira é quando há infecção dos folículos pilosos, causada por bactérias, como o estafilococo, ou outros fatores. A infecção aparece como pequenas espinhas, de ponta branca, em torno de um ou mais folículos pilosos. A maioria dos casos de foliculite é superficial, pode coçar, e doer. A foliculite pode ser superficial ou profunda. No primeiro caso, afeta apenas a parte superior do folículo piloso. São pequenas espinhas vermelhas, com ou sem pus; a pele pode ficar avermelhada e inflamada; causa coceira e sensibilidade na região. Um abscesso é um acúmulo de pele, de coloração que varia do rosa ao vermelho escuro. Dentro de um abcesso há pus e detritos. Doloroso e quente ao toque, o abscesso podem aparecer em qualquer lugar de seu corpo. Os locais mais comuns são em suas axilas, áreas ao redor do ânus e da vagina, base da espinha dorsal (abscesso pilonidal), em torno de um dente e na virilha. A inflamação em torno de um folículo pode levar à formação de um abcesso, que é chamado de furúnculo.
De um modo geral, o furúnculo é uma infecção da pele que, em geral, é causada pela bactériaStaphylococcus aureus, que acomete não somente o folículo piloso mas também a glândula sebácea e o tecido subcutâneo ao redor, que resulta em pus e em tecido morto. Caso não seja tratado adequadamente, podendo ‘virar’ um abscesso, uma forma mais severa da infecção. Regiões de maior sudorese e fricção, como pescoço, virilha, nádega, axilas, face, são mais propícias. Mas pode ocorrer em qualquer região da pele, como aconteceu na sua perna.
Não se deve espremer um furúnculo. Pois o mesmo, rompe-se espontaneamente e não havendo necessidade de drenagem cirúrgica. Para acelerar o processo de drenagem espontâneo, é recomendado aplicar calor úmido no local usando um pano com água morna. No entando, há casos em que se torna necessária a administração de antibióticos de uso tópico ou por via oral. Sendo esse, utilizado sob orientação médica.
A presença de furúnculos pode indicar baixa resistência do organismo, principalmente se a manifestação for recorrente. Algumas das causas são a má alimentação e condições do meio ambiente em que se vive —que pode ter relação com alergias dermatológicas e respiratórias.
Nenhum comentário:
Que tal deixar um comentário?