segunda-feira, 12 de outubro de 2015

CURIOSIDADES: JÁ OUVIU FALAR DA DOÊNÇA DO BEIJO??

A mononucleose é uma doença causada pelo vírus de Epstein-Barr. Esse vírus invade as células que revestem o nariz e a garganta, afetando os linfócitos B (glóbulos brancos responsáveis pela produção de anticorpos). Essa infecção pode ser assintomática ou apresentar febre alta, dificuldade para engolir, tosse e outros sintomas.
A infecção causada por este vírus é muito frequente e afeta principalmente crianças, adolescentes e adultos igualmente. Cerca de 50 % das crianças já sofreu uma infecção pelo vírus de Epstein-Barr antes dos cinco anos de idade. Os adolescentes e os adultos jovens costumam contrair mononucleose infecciosa pelo beijo ou contato íntimo com alguém já infectado.
No geral, a pessoa com mononucleose está recuperada em poucas semanas. Porém uma pequena proporção de doentes necessita de meses para ficar curada. Há controvérsias sobre a cronicidade da infecção.
A mononucleose é causada por uma infecção do vírus Epstein-Barr, da família Herpesviridae. Ela pode ser transmitida principalmente pelo beijo ou contado com secreções orais. A mononucleose raramente é transmitida pelo contato sexual ou transfusão de sangue.
Após infectar um novo hospedeiro, o vírus tem um período de incubação que varia entre 30 a 45 dias, para então apresentar os sintomas. Em crianças mais novas, esse período pode ser menor.
Algumas pessoas que foram infectadas com a mononucleose podem contaminar outras pessoas mesmo depois que os sintomas cessaram, sendo que o período de transmissão pode durar um ano ou mais.

Nenhum comentário:

Que tal deixar um comentário?