Esse acontecimento marcou a história e até hoje é lembrado, sendo o lixo o maior vilão. Atualmente, a quantidade de lixo gerado pelos seres humanos é muito alta e com os poucos recursos, muitos são levados para os conhecidos “lixões”, a céu aberto, onde há proliferação de animais nocivos, como ratos, moscas e baratas. Além disso, em muitos lugares, é possível ver o lixo sendo jogado nos rios e acumulado nos solos.
O reaproveitamento do lixo e áreas maiores de aterros sanitários poderiam ser soluções eficientes para diminuição dos danos causados no meio ambiente. Hoje, a reciclagem do lixo tem sido empregada em muitas casas, mas ainda em um ritmo pequeno.
Em alguns casos, os lixos são enterrados provocando ainda mais problemas ambientais, já que há contaminação dos lençóis freáticos pela produção do chorume, um líquido altamente poluente. A incineração do lixo também causa poluição, já que há produção de gás carbônico, contudo materiais tóxicos e hospitalares devem ser incinerados.
A solução para diminuir os danos e resolver o problema do lixo são a compostagem, reciclagem e a reutilização. Na compostagem, as sobras orgânicas colocadas no solo servem de adubo rico, já que esse material sofrerá o processo de decomposição por bactérias. A reciclagem tem como objetivo separar materiais que não podem ser decompostos, como alumínio, plástico, papel e dessa forma são reaproveitados para fabricação de novos produtos. Na reutilização, há produção de gás natural, como o metano. Os organismos decompositores degradam a matéria orgânica em biogestores, produzindo metano para o uso de combustível.
Nenhum comentário:
Que tal deixar um comentário?